PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE ESTOQUE COM DEPENDÊNCIA TEMPORAL E JANELAS DE TEMPO

Encontro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE ESTOQUE COM DEPENDÊNCIA TEMPORAL E JANELAS DE TEMPO

PROBLEMA DE ROTEAMENTO DE ESTOQUE COM DEPENDÊNCIA TEMPORAL E JANELAS DE TEMPO

BRUNO ECKWERT DEMANTOVA, CASSIUS TADEU SCARPIN
GRUPO DE TECNOLOGIA APLICADA À OTIMIZAÇÃO – GTAO, PPGEP/UFPR

O problema de roteamento de estoque (Inventory Routing Problem – IRP) tem sua origem no artigo seminal de Bell et al. (1983), no qual foi proposta a integração do controle de estoque ao serviço de roteamento de veículos de forma a minimizar os custos totais de uma cadeia de suprimentos. O IRP em sua forma básica é classificado como um problema NP-Hard e desde sua origem diversas outras extensões do problema foram elaboradas, destacando-se alterações no tipo de roteamento, homogeneidade da frota de veículos e cadeias de suprimento com múltiplos elos (GUIMARÃES, COELHO, SCHENEKEMBERG E SCARPIN, 2018). Uma dessas extensões é o problema de roteamento de estoque com dependência temporal e janelas de tempo (Time Dependent Inventory Routing Problem with Time Windows – TDIRPTW), que considera janelas de funcionamento para os clientes e tempos de deslocamento variáveis com o tempo, simulando congestionamento urbano. Este nível de complexidade adicionado ao problema permite a obtenção de resultados muito próximos dos observados na realidade, proporcionando não só um roteamento mais eficaz, mas também consumos de combustível e impactos ambientais significativamente menores (BELHASSINE, COELHO, RENAUD E GAGLIARDI, 2018).

 

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